Pobre Lady Gaga - por Rita Lee

Toda geração tem uma platinum-blond-bad-girl favorita.
Jean Harlow, Mae West, Marilyn Monroe, Madonna e agora Stefani Joanne Angelina Germanotta.
Sobrenome de família mafiosa, dessas que dominam o jogo clandestino em NY! Olhando algumas fotos dela, pensei comigo: lá vem mais uma loirinha ousadinha. Eis que depois de ler o livro “Lady Gaga, a revolução do pop”, de Emily Herbert… continuo pensando o mesmo. Ou a autora tem 13 anos de idade ou é uma jornalista shperta a fim de faturar. Sequer entrevistou Gaga, apenas deu-se ao trabalho de pinçar trechos das matérias de outros jornalistas acrescentando suas próprias viagens na maionese. Todo entrevistado mente pra caramba, eu mesma não me deixo mentir. Emily Herbert, porém, acredita e credita a Gaga todas as contravenções femininas do tipo “nunca antes neste país”. Segundo ela, as comparações de Gaga com Madonna são meramente coincidências. Sutiã em cone, meias arrastão rasgadas, cabelo loiríssimo e lábios vermelho-rubi, lingeries provocativas, letras sacanas, performances burlescas, homossexualidade, figurinos chocantes, tudo isso só existiu a partir de sua biografada.

La Germanotta é uma blond Wall Street. Nunca passou fome, não vendeu o corpo para sobreviver, foi aluna do Convento do Sagrado Coração, estudou no mesmo colégio de Paris Hilton, tem um guarda-roupa só de grifes famosas, fez curso de piano clássico, teatro, dança, canto, ou seja, a mais completa tradução da filhinha artista de papai e mamãe. Nada contra, sorte dela, aliás. Que Gaga é antenada é, mas daí a dizer que a menina vai durar on top of the world por 25 anos é um tanto alucinógico. Pobre Lady Gaga, com o livro de Emily Herbert ela não precisa de inimigos.


Texto de Rita Lee escrito para reportagem do jornal O Globo, publicado em 08/08/2010



30 comentários para Pobre Lady Gaga – por Rita Lee

  • Pedro

    Rita, procure conhecê-la melhor antes de tecer uma crítica como esta. Acho que não devemos levar em consideração apenas aquilo que é reproduzido pela mídia, muito embora a cantora em questão a tenha como principal aliada. Juro pra você, já vi coisas dela que me deixaram impressionado! E sobre quem diz que ela é cópia disso ou daquilo, me digam o que neste mundo ainda não foi feito? Cher e Madonna jamais se queixaram disto, muito pelo contrário. Quem reaproveita coisas do passado de maneira inteligente e consegue trazer isto pra o mundo atual (à sua maneira), certamente não é medíocre e tem sim talento. Mas, cada um tem a sua opinião. E esta é a minha.

  • Maria

    Concordo com algumas pessoas acima. Acho muito superficial se basear em uma “biografia”, pois seria muito mais interessante vê-la ao vivo. Lady Gaga pra mim já passou da fase de experimentação, onde as pessoas não depositavam-lhe confiança e perspectiva na música. Quem tem o respeito de Cyndi Lauper, Ozzy, Liza Minnelli e Elton John (só pra citar alguns), certamente não é pouca merda. Ela é talentosa, tem uma grande voz, compõe suas músicas e toca divinamente piano. Ah, e vai tocar no tributo a John Lennon a convite de Yoko Ono. Quer mais?

  • Peterson

    Love Lee Rita, como sempre. Excelente texto.

  • Gilberto

    EU NÃO CONSIGO VER TALENTO NENHUM, ABSOLUTAMENTE NADA!!!!
    ME CANSA, ME DEIXA DEPRÊ, IRRITADO, CANSADO, FUDIDO DA VIDA, COMO TEM MERDA NO CENÁRIO MUSICAL, DA-LHE JABÁ PRA TANTA BOSTA!!!
    ps– SINCERAMENTE, A ÚNICA COISA QUE VEJO É QUE ESTA TAL DE LADY GAGA, TEM MESMO CARA DE FORMIGA…PRESTEM ATENÇÃO, É A CÓPIA.

  • Amadeu (Rita, minha Eterna Musa!)

    No que tange à Gaga, apenas um destaque: voz. Ainda que possa utilizar-se de recursos tecnológicos, mas tem, se comparada a outras.
    No restante: xerocopia de Madonna, como tantas continuam fazendo – trocam a roupa, mudam a cor do cabelo, alteram o cenário, optam por outro ritmo, mas a performance no vídeo é a mesma.
    Detalhe: Gaga está gastando muito cartucho, poderia ser mais ponderada para garantir maior “durabilidade”, caso contrário, terá de se autosuperar, senão periga ficar Gagá…

  • Carlos Araujo

    Sabia Rita! Concordo em gênero, número e grau.

  • Leo César

    Até acho que Gaga tem o seu valor.É divertida, sabe compor e tem atitude, o que falta em algumas das estrelas pop (?).Mas essa revolução toda é um pouco demais.Ela precisa de uma lagosta e uma roupa de bolhas pra chamar atenção, enquanto Madonna só precisa te olhar pra te conquistar.Essa discussão só será encerrada depois que Madonna voltar pro mundo real, e parar de brincar de cineasta.Mas Rita, você seria minha Madonna.Mas eu nasci um pouco depois e não deu tempo de ver você com o véu de virgem mutante.
    Ritonna!!!
    No topo disso tudo está você!
    Vê se lembra de pedir de volta o véu pra Madonna!
    Você TiTiTi
    eu LeeLeeLee!

  • marcio siqueira

    e Lá se foram outras febres. Spice Girls,hansos,Britney Spears e etc…RITA FOREVER

  • victor

    concordo!

  • Paulo Cezar de Mello

    Nada de novo mesmo. Lady Gaga Germanotta (com todo talento que possa ter, não importa isso) é mais um produto a ocupar um nicho de mercado que tem feito muito sucesso, o das louras-ousadas-escandalosas-etc.-etc. Mas o mercadão está cheio de nichos sendo ocupados de tempos em tempos. Vide por exemplo o nicho big brother, preenchido por coisas tipo busão do brasil, ídolos, aprendiz… Parece uma comparação forçada, masm pra mim é tudo parte de um sistema só.

  • Marianne

    Lady Gaga será sucesso avassalador no momento, mas daí pensar que ela será eterna, não tenho tanta certeza. Hoje a fama não dura mais do que 15 minutos para os pobres mortais que não tem como pagar a super produção que Lady Gaga tem. Stefani Germanotta é só isso: Super produção. Ela será sucesso até o dia que essa mania FAKE THE WORLD acabar. Chega de fingir menina…Aliás chega de fingir pro mundo inteiro. Somos pobres e meros mortais e nem um pouco eternos.

  • Concordo com essa velha e boa roqueira. A atual cena musical (leia-se MTV’s products) deixa muito a desejar. Não ouço nada novo que me toque de verdade. Essa Gaga é uma réplica da Madonna mais bizarra e menos talentosa.

  • Rita gradissima Rita!! voce è unica! fala o que pensa e com uma coerencia que hoje em dia è coisa rara!!
    sempre te adorei, te admirei, fan desde que me conheco por gente e grcas ao meu pai e os inesqueciveis trabalhos de voce juntos, eu pude viver de perto pertinho a tua presenca magica!!
    vaiiii rita, vem fazer um showzinho na italia vai!!! please please please!!! ;) ))
    um enorme beijo carinhoso

  • Ananda

    Realmente essa tal de Lady Gaga em nada me agrada, mas como a maioria das pessoas tem preguiça mental e aceita oque os outros dizem ser fabuloso, cool e ousado…
    Aposto que daqui mais um tempo ela cai no esquecimento ou faz algo realmente polêmico que os fãs de hoje a desprezem amanhã.

  • Glaucio

    Achei a crítica desnecessária. A meu ver parece que não está sendo posto em questão o talento da cantora, mas sim sua condição financeira e futilidade. Gosto muito do trabalho dela, em meio ao universo pop lixo sem conteúdo de Britney e afins. Acho que gostar de uma bobagem não faz mal a ninguém, é apenas entreterimento, diversão; não creio que ela queira fazer canções revolucionárias e reflexivas, assim como ninguém tira férias no litoral nordestino pra ler Nietzsche na praia.

  • Marcelo

    Lady gaga não passa de uma mera cópia da veterana Cher, que por sinal é mil vezes mais talentosa que lady Gaga e tem a vantagem de ter sido muito mais revolucionária e original há mais de 40 anos.
    http://www.youtube.com/watch?v=OkkpFjAqcIY

  • Gosto da Marylin Monroe, da Madonna e de Gaga, mas não sou fã e não conheço os trabalhos delas para ser crítica em alguma coisa. Prever uma carreira prolongada pode ser esperança de empresário ou até instinto.
    Eu gosto de ousadia, mesmo que seja passageira. Adoro os ritmos das músicas de Gaga, mesmo não gostando muito de pop ou música eletrônica. Não suporto boate. Mesmo tendo 19 anos.

    O sucesso é passageiro para a maioria dos artistas, mas tem os que se sobressaem e não duvido que Gaga possa ter esse potencial. E se tiver, não fará diferença nas minhas influências musicais.

  • Rita Ritinha, você é a dona dos meus ouvidos. Sem mais.
    E sobre o texto, a mídia sempre vai precisar de alguém pseudo-ousado causando espanto nas pessoas. É disso que ela sobrevive, chocar e chocar as pessoas. Não digo que ela não é boa, mas também não digo que ela é original.

    Vou fazer de tudo e mais um pouco parar ir no festival FAMPOP em Avaré pra te ver! E quero ver se levo comigo uma amiga que acabou de ganhar bebê e é sua fã, como eu.

  • Rita vc é unica as outras são temporárias, vamos ver quanto tempo dura a fama delas , ao contrario da sua que já dura um tempão.Beijos te adoro. nÀO SE PREOCUPE COM AS FALSAS.

  • showwwwww e concordo com vc,o que vc disser está dito,não precisa aval,monstro sagrado da música
    te amoooooooooooooooooooo,e já pedi várias vesez para vc me mandar um clip seu,no esc cinema,eu sei que posso encontrar,mas coisa de fã,quero receber seu.
    “nunca fui um bom exemplo,mas sirvo de alerta” RITALEE
    BJS AMORE LINDA TE AMO

Escreva um comentário